Categoria: Notícias
Data: 09/01/2023
A história de humildes começos

Ao longo da história, muitas coisas que se tornaram grandes tiveram o seu início pequeno, talvez até tenham sido desprezadas em algum momento, mas cresceram e se tornaram fortes.
Com esse pensamento, compartilhamos com todos a respeito do nosso pequeno começo. O início da história da IP de Morada da Lua, bairro da cidade de Barreiras, BA.

Em meados dos anos de 1993, a irmã Dalvina visitava casas da cidade. Algumas mulheres buscaram ajuda em oração e recorreram à irmã Dalvina, pelo seu testemunho de fé. A partir desse momento, reuniões de oração começaram e o trabalho foi expandindo, para a glória do Senhor.
Após algum tempo, o trabalho passou a ser realizado na casa de Damião Firmino e Grace Anne, com o apoio da IP de Barreiras, pastoreada pelo Rev. Acácio Gonçalves. 

As reuniões eram frequentadas por cerca de 40 pessoas, incluindo adolescentes e crianças. Participavam dos trabalhos Damião Firmino e família, Ilze e família, Neuracy e familia, João Cézar Santos e família, Amélia e família, Dinoel e família.
Em 1994, chegou a Barreiras o missionário Jean Nascimento Chagas, da Junta de Missões Nacionais (JMN). Dado o crescimento, foi alugado um espaço maior. Em 1996, houve a compra do terreno para a construção do templo, que foi concluído em 1997.
Em 1998, após a saída do missionário Jean e várias trocas na liderança, o campo ficou sem obreiro. O trabalho foi fechado e o templo passou a se deteriorar. Em 2003, o Rev. Jean, que pastoreava a IP Campinas, Goiânia, iniciou uma campanha de arrecadação de ofertas para a reabertura do campo. Depois desse processo de retomada das atividades, a congregação passou a ser de responsabilidade da IP em Barreiras, que a manteve sob várias lideranças ao longo dos anos.

A partir do início de 2020, a congregação voltou a contar com a parceria da JMN/IPB. Houve uma revitalização do trabalho presbiteriano em Morada da Lua. O trabalho cresceu e frutificou e o Presbitério Oeste da Bahia aprovou a organização da congregação em igreja no dia 29 de outubro de 2022, para honra e glória de Deus!

Finalizo com palavras que expressam bem o real sentimento: gratidão a Deus pela oportunidade de trabalhar para o reino nesta congregação e a todos os que contribuíram direta e indiretamente em todo o percurso, desde o pequeno e humilde começo até a data de hoje. 
Que o Senhor continue nos capacitando e usando conforme a sua soberana vontade!
O Rev. Weligton Marques de Matos integra a equipe de comunicação da JMN.
(Texto publicado no Jornal Brasil Presbiteriano)


Autor: Brasil Presbiteriano   |   Visualizações: 1061 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp
  • Procurar



Deixe seu comentário